Estratégia

A Arte de Trocar Peças
Planos Básico e Premium

Há muitas ocasiões em que um ataque não é possível e o xadrez posicional é a ordem do dia. Isto significa que você tenta criar vários desequilíbrios favoráveis ​​(espaço, peças menores superiores, casas fracas, peões inimigos fraturados, etc.) e tenta tirar o máximo disso. Este curso em particular explora a eterna questão das trocas de peças: você deve ou não trocar uma peça menor por outra, sua Torre pela dele ou sua Dama toda-poderosa por sua divindade feminina igualmente imponente? Às vezes, uma troca permite que você se livre de um defensor inimigo. Outras vezes você pode criar um Bispo bom contra um pobre Cavalo ou um excelente Cavalo contra um Bispo mau. E, às vezes, o simples ato de trocar um peão por outro permite que você abra uma coluna e a domine. Seja qual for o caso, dominar esse importante conjunto de habilidades é de enorme importância!

Estratégia em Videoaulas – baseado no best seller “Modern Chess Strategy” de Ludek Pachman
Exclusivo Plano Premium

Tudo sobre estratégia, em videoaulas.

Baseado no livro best seller “Modern Chess Strategy” (“Estratégia Moderna do Xadrez”) de Ludek Pachman, este curso aborda os principais temas estratégicos do jogo de xadrez: uso da Dama, Rei ativo, trocas, sete maneiras diferentes de utilização de peões, ataque de minorias, elementos dinâmicos e muito mais.

Análises de 129 grandes jogos com Capablanca, Alekhine, Lasker, Botvinnik, Reshevsky, Bronstein, Smyslov, Spassky e outros mestres.

Interpretação de Rafael Leite.

Lições Avançadas de Estratégia I
Planos Básico e Premium

Este curso contém desafios posicionais muito instrutivos. Alguns são muito longos (excedendo 20 movimentos e um deles dura 40 movimentos), e até mesmo jogadores com rating FIDE maior do que 2000 não acharão muitos deles fáceis. Um jogador novato ou de nível intermediário achará esses desafios bastante difíceis, mas aprenderá um pouco mais a cada tentativa, até atingir uma maior compreensão do jogo posicional e dos principais temas estratégicos.